
Prefeita Corrinha Delfino assegura recursos de mais de R$ 5 milhões para ampliar coleta seletiva no município
A prefeita Corrinha Delfino realizou, nesta terça-feira, 10 de fevereiro, um encontro com representantes da Cooperativa Recicla Cajazeiras para alinhar os próximos passos da política de coleta seletiva no município. A reunião teve como objetivo assegurar a continuidade do serviço e organizar a nova etapa de execução do programa, contando também com a presença da secretária de Meio Ambiente, Brankinha Abreu.
A iniciativa de coleta seletiva teve início em 2021, por meio de parceria com o Instituto Recicleiros, responsável por apoiar a implantação do sistema. A partir de 2026, o modelo entra em uma fase diferente, com a formalização da parceria sendo realizada diretamente com a Cooperativa Recicla Cajazeiras.
Paralelamente, a prefeitura trabalha na preparação dos processos licitatórios para aplicação de mais de R$ 5 milhões, recursos assegurados por meio do Novo PAC, do Governo Federal. O investimento será destinado à ampliação e modernização do sistema de coleta seletiva.
Com a aplicação dos recursos, a expectativa é de fortalecer a estrutura existente e ampliar o alcance do serviço, contemplando as duas entidades de reciclagem do município: a Cooperativa Recicla Cajazeiras e a ASCAMARC. A iniciativa deve contribuir para a geração de renda, redução de resíduos e melhoria da qualidade ambiental no município.