NOTÍCIAS

28 de setembro de 2026

Prefeitura de Cajazeiras participa de Fórum Paraibano de Física e destaca potencial científico do Alto Sertão

Por Secom 28/09/2026 #tecnologia

Prefeitura de Cajazeiras participa de Fórum Paraibano de Física e destaca potencial científico do Alto Sertão

A prefeitura de Cajazeiras participou do III Fórum Paraibano de Física, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras. O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e representantes do setor público para discutir aplicações da Física e suas interfaces na Paraíba.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (SEDITEC) participou do fórum a convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES). O secretário municipal Alexandre Costa, representou o município durante a programação.

Para o secretário, a presença de universidades, pesquisadores e profissionais da área no Alto Sertão cria condições para ampliar a participação da região em projetos relacionados à ciência, tecnologia e pesquisa.

Entre os projetos mencionados está o Complexo Científico do Sertão, que deverá reunir diferentes estruturas voltadas à pesquisa e à divulgação científica. A proposta inclui o Rádio Telescópio BINGO, previsto para o município de Aguiar; a Cidade da Astronomia, em Carrapateira; além de museus voltados à paleontologia e à arqueologia, com projetos previstos para Sousa e Cajazeiras.

 

Deixe seu comentário