
Gerência Municipal LGBTQIA+ participa da 5ª Reunião Nacional da Comissão Intergestores
O município de Cajazeiras participou da 5ª Reunião Nacional Ordinária da Comissão Intergestores da Política LGBTQIAPNB, realizada na Paraíba, reunindo representantes da União, dos estados e dos municípios para fortalecer as políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPNB+.
A comitiva contou com a representação da Gerência Municipal LGBTQIA+, do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ e da Associação do Orgulho LGBT de Cajazeiras, por meio de Fernando de Souza Santana.
O evento foi sediado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana, e contou com a presença da secretária nacional de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat.
Durante as discussões, foram reforçadas demandas já apresentadas pelo município, como:
- A entrega do Centro Estadual de Referência LGBTQIA+;
- Informações sobre a implementação do Programa DH+;
- A interiorização da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), ampliando o serviço de Patos para Cajazeiras.
Fernando Santana também participou da reunião de lideranças dos movimentos sociais, onde reafirmou as cobranças já em andamento e a necessidade de efetivação concreta das políticas públicas para o Sertão paraibano.
Além disso, foi realizada a assinatura do Termo de Adesão à Rede Estadual de Atenção à População LGBTQIAPNB e de Enfrentamento à LGBTfobia (REALP), fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios.