
Com apoio da Prefeitura, cooperativa de reciclagem e associação afro-cultural participam do curso Catador Digital
O município de Cajazeiras participou, no dia 6 de fevereiro de 2026, em João Pessoa, da formatura de mais de 100 catadores de resíduos eletroeletrônicos no curso Catador Digital, iniciativa do Ministério das Comunicações voltada à inclusão digital, à sustentabilidade ambiental e ao fortalecimento da economia circular na Paraíba.
A cooperativa Recicla Cajazeiras esteve representada por sua presidente, Amanda, reforçando o compromisso da entidade com a capacitação, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável. A Associação Afro-Cultural Igbàdú, representada por Maria Eline, também participou da formação, fortalecendo o trabalho cultural e de inclusão social no município.
Durante a solenidade, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que o curso amplia oportunidades, valoriza o trabalho dos catadores e promove inclusão social por meio da tecnologia e da sustentabilidade.
Cajazeiras também esteve representada no evento por Fernando Santana, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; por Geruslam Alves, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e atuante na coordenação das ações voltadas aos catadores e por Leandro, presidente da ASCAMARC.
Geruslam Alves ressaltou que a formação representa um avanço para o município, contribuindo para maior organização, qualificação técnica e geração de renda para os catadores.
Durante a cerimônia, Leandro, presidente da ASCAMARC, recebeu o certificado em nome dos catadores de Cajazeiras das mãos do ministro das Comunicações, simbolizando o reconhecimento coletivo do trabalho desenvolvido no município. Ele também destacou a importância do curso Catador Digital e da doação de computadores para a associação, que deve contribuir para a organização e a inclusão digital dos catadores.
A Prefeitura de Cajazeiras reforça o compromisso com políticas de inclusão digital, valorização dos catadores e a promoção cultural e inclusão social no Sertão.